Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento com o
público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente, para quem
visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma ação de
marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais assertiva.
O Segredo do Sucesso no Instagram Gerando Seguidores Reais
O Instagram
O Instagram é um canal que tem crescido dia após dia. A rede
social já tem mais de 700 milhões de usuários no mundo todo. Pertencente
ao Facebook, é a segunda rede social mais usada pelo público brasileiro. Com
apelo bastante visual ou quase que totalmente visual, está presente nos
smartphones da maioria dos jovens. A possibilidade de publicar fotos e vídeos,
que contam um pouco sobre o estilo de vida, atraem usuários pelo mundo inteiro.
Edições rápidas nas imagens, colocação de filtros, informação sobre localização
e interação com outras pessoas através de comentários e likes: estes são apenas
alguns diferenciais da rede social, que atrai cada vez mais e mais usuários.
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Os Stories
As inovações constantes também ajudam
neste sucesso todo. Os Stories, ou em português, histórias, em que você pode
publicar uma imagem ou vídeo, que ficam disponíveis por até 24 horas é uma
ferramenta cada vez mais utilizada e que gera grande engajamento, com a
possibilidade de mensurar quantas pessoas assistiram o seu conteúdo,
diferentemente da timeline, em que as pessoas visualizam, mas nem sempre curtem
o que foi postado. Pelo Instagram também é possível realizar transmissões ao
vivo e depois manter este material disponível, para mais pessoas terem acesso
ao que você divulgou. A chegada do Stories é mais uma confirmação do quanto os
vídeos são importantes para contar uma história, chamar a atenção e encantar o
público.
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Porque Investir em Vídeos
É
fato que os vídeos geram mais engajamento do que as fotos, são mais aceitos e
mais consumidos pelo público. Os vídeos também permitem com mais facilidade a
construção de uma narrativa, a transmissão de uma história, de sentimentos e
valores. Para melhorar engajamento das suas campanhas, os vídeos são uma
excelente alternativa, desde que esta estratégia seja definida, com
planejamento, pesquisa e aproveitando os momentos certos.
Os
números comprovam a eficácia dos vídeos como forma de comunicação na internet.
Falando somente do Instagram, pelo menos 25% dos anúncios são vídeos
individuais. E há uma estimativa de que em 2020, ou seja, no próximo ano, mais
de 80% de todo o tráfego da web será gerado por vídeos. Por tudo isso, é certo
o poder dos vídeos e especialmente dos vídeos no Instagram.
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Dicas Simples
A
certeza de bons resultados não significa que você deve sair por aí, gravando
vídeos por gravar, sem foco, sem um objetivo. O conteúdo é essencial para o
sucesso do seu material. Defina seus objetivos e o que você pretende alcançar
com as publicações. Os fins podem ser vários: gerar mais tráfego para o site,
conseguir mais seguidores, fortalecer o relacionamento com o seu público ou
melhorar a imagem institucional estão entre as inúmeras opções. Cada objetivo
vai nortear a definição de temas a serem abordados nos vídeos e os seus
respectivos conteúdos. Entre stories e feed também há diferenças. Para gerar
tráfego, a publicação 24 horas é mais indicada. Para envolver e gerar
engajamento, também.
O
melhor horário para postagens vai depender muito do perfil do seu público.
Geralmente, o horário entre às 19h e às 21h é apontado como bom porque é quando
as pessoas já estão em casa ou estão saindo do trabalho. Como o Instagram é uma
rede pensada para o mobile, é preciso priorizar estes momentos em que as
pessoas estarão com tempo livre e juntas dos seus smartphones. Outra dica é não
postar em horário comercial, por estes mesmos motivos. Na dúvida sobre o
comportamento do seu público, faça um teste, postando o mesmo material em dias
e horários diferentes. Acompanhe na ferramenta de insights do Instagram, para
compreender melhor o seu público, de acordo com os resultados. Há também
ferramentas disponíveis e com preços acessíveis no mercado, para auxiliar neste
sentido de mensuração.
Ter
uma persona ou buyer persona bem definida também faz total diferença.
Diferentemente do público-alvo, quando é feita uma definição ampla, sem dados
muito específicos mas apenas focando em potenciais interessados no que você tem
a oferecer, a buyer persona traz uma definição específica, com detalhes sobre
hábitos, consumos, trabalho e lazer, por exemplo, com um personagem baseado em
dados reais, de forma a identificar o que seria o seu consumidor ideal. É
simples, quando a gente conhece com quem se relaciona, a comunicação fica mais
fácil né?! No Instagram não é diferente! Definições de linhas editoriais,
conteúdo e linguagem passam pelo conhecimento de quem é a buyer persona, ou
seja, para quem eu vou produzir meu conteúdo.
Investir em
tutoriais que ensinem um assunto sobre o qual você tem autoridade é outra dica
legal, tanto para stories, quanto para feed. As vinhetas são interessantes para
personalizar e identificar seu material, inclusive reforçando a identidade
visual da sua empresa. Utilize #, as chamadas hashtags que auxiliam no processo
de descoberta do seu vídeo, tanto no Instagram, como também em outras mídias.
Lembrando que as # precisam fazer sentido com o seu trabalho e com o seu
conteúdo. O mais importante de tudo é usar a criatividade, para surpreender e
criar relacionamento com o seu público, inclusive incentivando as pessoas a
também produzirem vídeos, falando da experiência delas com seus produtos ou
serviços. Quanto mais relacionamento, mais engajamento, mais resultados.
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Oportunidade para o E-commerce
Essa é a rede
mais crescente no mundo! Ou seja, ter seu e-commerce ali é garantia de ser
visto por muitas pessoas. Quanto mais seguidores sua loja tiver, maior a
possibilidade de usuários conhecerem seus produtos, visitarem o seu site e
finalizarem uma compra.
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Como Criar Anúncios no Instagram
Os dos primeiros passos é ter um
perfil comercial no Instagram e ter uma conta no Facebook. Na segunda rede
estarão disponíveis todas as ferramentas para criar o anúncio. Basicamente o
passo a passo é o seguinte: acesse o Facebook Power Editor e vá em Criar
Campanha. Você poderá escolher o foco do seu anúncio. São 13 opções, sendo
algumas delas: promover a página, aumentar visualizações no vídeo, promover
catálogo de produtos. Crie o nome da campanha, escolha o público-alvo, o
orçamento disponível, programação e tipo de veiculação. Finalizado esse
processo é necessário decidir o tipo de anúncio: fotos, carrossel de imagens,
vídeos ou stories. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre cada um deles!
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Formato dos Anúncios no Instagram
Fotos
As fotos precisam ser quadradas ou
retangulares, ter boa qualidade e o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 10
MB. A principal recomendação é não colocar textos na imagem, lembrando que o
Instagram é uma rede voltada ao visual, não para textos. A descrição do post
patrocinado pode ter no máximo 300 caracteres. Use esse espaço para colocar
informações relevantes e chamativas a respeito do seu anúncio. Um recurso muito
bacana é a utilização de hashtags sobre o produto.
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Vídeos
A regra é bastante simples: o vídeo
não pode ultrapassar 60 segundos, precisa ter boa qualidade e não deve passar
de 30 MB.
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Carrossel de Imagens
Aqui você pode publicar diversas
imagens quadradas, que seguem o mesmo padrão do estilo do anúncio fotos. No
carrossel, quanto mais você utilizar sua imaginação e criar imagens que dão
continuidade a anterior, maior a chance de chamar atenção do usuário.
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Instagram Stories (histórias)
Nesse tipo de anúncio, você pode
contar um pouco sobre a sua loja virtual ou apresentar algum produto. A
orientação é carregar fotos ou vídeos de até 15 segundos na vertical. Esses
anúncios aparecerão para o perfil de pessoas que você selecionou como seu
público-alvo. Vale ressaltar que todos os anúncios no Instagram aparecem com o
título de “patrocinado” e caso o usuário goste de seu produto, ele terá o
recurso “call to action”. No Brasil ele pode vir com vários nomes: “Compre
aqui”, “Saiba mais”, “Compre agora”, entre outros que irão redirecioná-lo para
a sua loja virtual. Anunciar no Instagram é certeza de colher bons frutos para
o seu negócio e garantir interação com o seu público-alvo! Uma mídia que vale a
pena investir, com certeza!
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