O Segredo do Sucesso no Instagram Gerando Seguidores Reais

Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente, para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais assertiva.

 

O Segredo do Sucesso no Instagram Gerando Seguidores Reais

O Instagram

 

O Instagram é um canal que tem crescido dia após dia. A rede social já tem mais de 700 milhões de usuários no mundo todo. Pertencente ao Facebook, é a segunda rede social mais usada pelo público brasileiro. Com apelo bastante visual ou quase que totalmente visual, está presente nos smartphones da maioria dos jovens. A possibilidade de publicar fotos e vídeos, que contam um pouco sobre o estilo de vida, atraem usuários pelo mundo inteiro. Edições rápidas nas imagens, colocação de filtros, informação sobre localização e interação com outras pessoas através de comentários e likes: estes são apenas alguns diferenciais da rede social, que atrai cada vez mais e mais usuários.

 

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Os Stories

 

As inovações constantes também ajudam neste sucesso todo. Os Stories, ou em português, histórias, em que você pode publicar uma imagem ou vídeo, que ficam disponíveis por até 24 horas é uma ferramenta cada vez mais utilizada e que gera grande engajamento, com a possibilidade de mensurar quantas pessoas assistiram o seu conteúdo, diferentemente da timeline, em que as pessoas visualizam, mas nem sempre curtem o que foi postado. Pelo Instagram também é possível realizar transmissões ao vivo e depois manter este material disponível, para mais pessoas terem acesso ao que você divulgou. A chegada do Stories é mais uma confirmação do quanto os vídeos são importantes para contar uma história, chamar a atenção e encantar o público.

 

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Porque Investir em Vídeos

 

É fato que os vídeos geram mais engajamento do que as fotos, são mais aceitos e mais consumidos pelo público. Os vídeos também permitem com mais facilidade a construção de uma narrativa, a transmissão de uma história, de sentimentos e valores. Para melhorar engajamento das suas campanhas, os vídeos são uma excelente alternativa, desde que esta estratégia seja definida, com planejamento, pesquisa e aproveitando os momentos certos.

Os números comprovam a eficácia dos vídeos como forma de comunicação na internet. Falando somente do Instagram, pelo menos 25% dos anúncios são vídeos individuais. E há uma estimativa de que em 2020, ou seja, no próximo ano, mais de 80% de todo o tráfego da web será gerado por vídeos. Por tudo isso, é certo o poder dos vídeos e especialmente dos vídeos no Instagram.

 

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Dicas Simples

A certeza de bons resultados não significa que você deve sair por aí, gravando vídeos por gravar, sem foco, sem um objetivo. O conteúdo é essencial para o sucesso do seu material. Defina seus objetivos e o que você pretende alcançar com as publicações. Os fins podem ser vários: gerar mais tráfego para o site, conseguir mais seguidores, fortalecer o relacionamento com o seu público ou melhorar a imagem institucional estão entre as inúmeras opções. Cada objetivo vai nortear a definição de temas a serem abordados nos vídeos e os seus respectivos conteúdos. Entre stories e feed também há diferenças. Para gerar tráfego, a publicação 24 horas é mais indicada. Para envolver e gerar engajamento, também.

O melhor horário para postagens vai depender muito do perfil do seu público. Geralmente, o horário entre às 19h e às 21h é apontado como bom porque é quando as pessoas já estão em casa ou estão saindo do trabalho. Como o Instagram é uma rede pensada para o mobile, é preciso priorizar estes momentos em que as pessoas estarão com tempo livre e juntas dos seus smartphones. Outra dica é não postar em horário comercial, por estes mesmos motivos. Na dúvida sobre o comportamento do seu público, faça um teste, postando o mesmo material em dias e horários diferentes. Acompanhe na ferramenta de insights do Instagram, para compreender melhor o seu público, de acordo com os resultados. Há também ferramentas disponíveis e com preços acessíveis no mercado, para auxiliar neste sentido de mensuração.

Ter uma persona ou buyer persona bem definida também faz total diferença. Diferentemente do público-alvo, quando é feita uma definição ampla, sem dados muito específicos mas apenas focando em potenciais interessados no que você tem a oferecer, a buyer persona traz uma definição específica, com detalhes sobre hábitos, consumos, trabalho e lazer, por exemplo, com um personagem baseado em dados reais, de forma a identificar o que seria o seu consumidor ideal. É simples, quando a gente conhece com quem se relaciona, a comunicação fica mais fácil né?! No Instagram não é diferente! Definições de linhas editoriais, conteúdo e linguagem passam pelo conhecimento de quem é a buyer persona, ou seja, para quem eu vou produzir meu conteúdo.

Investir em tutoriais que ensinem um assunto sobre o qual você tem autoridade é outra dica legal, tanto para stories, quanto para feed. As vinhetas são interessantes para personalizar e identificar seu material, inclusive reforçando a identidade visual da sua empresa. Utilize #, as chamadas hashtags que auxiliam no processo de descoberta do seu vídeo, tanto no Instagram, como também em outras mídias. Lembrando que as # precisam fazer sentido com o seu trabalho e com o seu conteúdo. O mais importante de tudo é usar a criatividade, para surpreender e criar relacionamento com o seu público, inclusive incentivando as pessoas a também produzirem vídeos, falando da experiência delas com seus produtos ou serviços. Quanto mais relacionamento, mais engajamento, mais resultados.

 

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Oportunidade para o E-commerce

Essa é a rede mais crescente no mundo! Ou seja, ter seu e-commerce ali é garantia de ser visto por muitas pessoas. Quanto mais seguidores sua loja tiver, maior a possibilidade de usuários conhecerem seus produtos, visitarem o seu site e finalizarem uma compra.

 

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Como Criar Anúncios no Instagram

Os dos primeiros passos é ter um perfil comercial no Instagram e ter uma conta no Facebook. Na segunda rede estarão disponíveis todas as ferramentas para criar o anúncio. Basicamente o passo a passo é o seguinte: acesse o Facebook Power Editor e vá em Criar Campanha. Você poderá escolher o foco do seu anúncio. São 13 opções, sendo algumas delas: promover a página, aumentar visualizações no vídeo, promover catálogo de produtos. Crie o nome da campanha, escolha o público-alvo, o orçamento disponível, programação e tipo de veiculação. Finalizado esse processo é necessário decidir o tipo de anúncio: fotos, carrossel de imagens, vídeos ou stories. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre cada um deles!

 

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Formato dos Anúncios no Instagram

Fotos

As fotos precisam ser quadradas ou retangulares, ter boa qualidade e o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 10 MB. A principal recomendação é não colocar textos na imagem, lembrando que o Instagram é uma rede voltada ao visual, não para textos. A descrição do post patrocinado pode ter no máximo 300 caracteres. Use esse espaço para colocar informações relevantes e chamativas a respeito do seu anúncio. Um recurso muito bacana é a utilização de hashtags sobre o produto.

 

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Formato dos Anúncios no Instagram

Vídeos

A regra é bastante simples: o vídeo não pode ultrapassar 60 segundos, precisa ter boa qualidade e não deve passar de 30 MB.

 

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Formato dos Anúncios no Instagram

Carrossel de Imagens

Aqui você pode publicar diversas imagens quadradas, que seguem o mesmo padrão do estilo do anúncio fotos. No carrossel, quanto mais você utilizar sua imaginação e criar imagens que dão continuidade a anterior, maior a chance de chamar atenção do usuário.

 

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Formato dos Anúncios no Instagram

Instagram Stories (histórias)

Nesse tipo de anúncio, você pode contar um pouco sobre a sua loja virtual ou apresentar algum produto. A orientação é carregar fotos ou vídeos de até 15 segundos na vertical. Esses anúncios aparecerão para o perfil de pessoas que você selecionou como seu público-alvo. Vale ressaltar que todos os anúncios no Instagram aparecem com o título de “patrocinado” e caso o usuário goste de seu produto, ele terá o recurso “call to action”. No Brasil ele pode vir com vários nomes: “Compre aqui”, “Saiba mais”, “Compre agora”, entre outros que irão redirecioná-lo para a sua loja virtual. Anunciar no Instagram é certeza de colher bons frutos para o seu negócio e garantir interação com o seu público-alvo! Uma mídia que vale a pena investir, com certeza!

 

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