Quem contrata uma campanha de marketing digital tem acesso a
todos os resultados. São métricas e relatórios que dão informações precisas
sobre o número de pessoas atingidas, por dia e horário. O perfil do público
pode ser definido antes mesmo da campanha, proporcionando ações feitas
diretamente para públicos-alvo, um
diferencial importantíssimo em relação ao marketing tradicional que tem
restrições para esta assertividade. Além disso, o investimento em marketing
digital pode ser diário, baseado nestas mensurações e nas respostas do mercado.
Ferramenta flexível, o marketing digital disponibiliza diversas estratégias,
para pequenas, médias e grandes empresas, com garantia de confiança. O Google
Analytics é a plataforma gratuita do Google para análise de resultados de sites
e blogs, ferramenta que possui uma versão especialmente voltada para negócios
online e muito utilizada, por fornecer dados mais precisos e específicos da
realidade de e-commerces. Análises demográficas, identificação dos canais de
origem de tráfego e acompanhamento de metas estão entre as possibilidades. Em
um segmento em que todas as ações são mensuráveis, poder entender o
comportamento dos usuários significa poder identificar pontos fortes e fracos e
consequentemente, conseguir visualizar oportunidades. Entender de onde vem o
tráfego, qual a sua taxa de conversão, qual o efeito de suas promoções e ações
de marketing, são alguns bons exemplos destas possibilidades. As informações
são fornecidas em relatórios detalhados. O que o seu público-alvo pesquisa? Através dos hábitos e dos relacionamentos dele, você pode determinar os
assuntos e conteúdos mais interessantes e formatar os posts que serão
direcionados a ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes
se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear
o seu trabalho. O marketing de performance ou a mídia de performance tem tudo
haver com esta valiosa possibilidade de como o próprio nome diz, verificar a
performance.
Mídia de Performance – Entenda o que é
Explicando Melhor
O marketing de performance ou a mídia de performance: assim
são chamadas as estratégias que utilizam anúncios pagos para conversar com um
público específico. Altamente flexível, a mídia de performance não tem um custo
fixo, podendo variar de acordo com o objetivo de cada campanha e os resultados
buscados. Segmentar o público é essencial para o sucesso desta estratégia. Temos públicos cada vez mais diversificados e
segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e
direcionadas estrategicamente. Como vender pela internet ou como aparecer mais
na internet passa por isso. Além de tudo isso, a possibilidade de mensuração de
resultados é um outro diferencial. Com base nestes dados, a estratégia pode ser
modificada de forma a otimizar os ganhos. A mídia de performance é
satisfatoriamente aplicável a diferentes portes de empresas, inclusive as
pequenas e médias, porque possui custo acessível e execução extremamente
flexível. O investimento em marketing digital pode ser diário,
baseado nas mensurações e nas respostas do mercado. O marketing digital
disponibiliza diversas estratégias, para pequenas, médias e grandes empresas.
Google Ads, Facebook Ads e Instagram for Business são alguns exemplos de opções
de mídia de performance.
Mídia de Performance –
Entenda o que é
Algumas Vantagens
Sem dúvidas, a mensuração de resultados traz a opção de
otimizar uma campanha online e de até mesmo alterar seus rumos, se assim for
preciso. Indicadores como o CPA – custo por aquisição e o ROI – return on
investment, são essenciais para a avaliação. A Taxa de Cliques ou Click Through Rate é um
outro indicador muito importante e precisa ser monitorado na sua campanha de
marketing digital. Ele interfere diretamente nos custos e no desempenho das
páginas. Uma boa taxa de cliques representa vantagens para a campanha, como um
todo. Além do CTR, o Índice de Qualidade leva em conta a relevância. Com o objetivo principal de converter, as devolutivas dos
resultados permite aplicar estratégias simples como uma ação de cupom de
desconto, por exemplo. É aquele empurrãozinho para a conversão. Tudo isso é
performance.
Mídia de Performance –
Entenda o que é
Pesquisar é Preciso!
Parece algo óbvio, mas é impossível começar um planejamento
de marketing digital sem fazer um amplo
trabalho de pesquisa! Esse trabalho vai compreender diversos aspectos: nicho de
mercado no qual o seu negócio está inserido, análise dos concorrentes e quais
ferramentas de divulgação eles têm utilizado, além do perfil do seu cliente em
potencial. Finalizada a parte de pesquisa é preciso definir quais são os
objetivos que você pretende alcançar com o planejamento de marketing: vender
mais? Conquistar novos clientes? Aumentar as visitas no seu site? Essas são
apenas algumas sugestões de itens que precisam estar bem definidos na sua
estratégia. Além dessas questões, no processo de definição é indicado colocar
algumas metas. Basicamente seria estipular o tempo para conquistar alguns dos
objetivos citados acima. O planejamento vai definir quais ferramentas irá utilizar para
colocar a estratégia em prática, ou seja, quais meios serão utilizados para
divulgar sua campanha de marketing digital. Aí é hora de definir estratégias e
cronograma. O que o seu público-alvo pesquisa? Através dos hábitos e dos
relacionamentos dele, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais
interessantes para este público e formatar os posts que serão direcionados a
ele. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam
quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear o seu
trabalho. São informações fundamentais para quem quer aumentar a taxa de
cliques no Adwords. Mas o o que vem a ser Adwords? Este é o nome do sistema do
Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos
resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros da página de busca,
através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço
disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google
AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a
aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google.
Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O
Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus
sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa
“vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do
Google, por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google
e para o usuário.
Mídia de Performance –
Entenda o que é
O Conteúdo também é o
Combustível
O marketing de conteúdo é fundamental para
conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Temos públicos cada vez mais
diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens
pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter
relacionamento com o consumidor, pelo marketing de conteúdo, considerado o
combustível do marketing digital. Vale para
redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem
aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas
redes sociais que querem se destacar. E além disso,
é importante lembrar que o marketing de conteúdo, além de satisfazer às buscas
e ao rankeamento do Google, mais do que isso, traz materiais que conversam com
os anseios do consumidor, com o que ele quer ler ou saber mais. A partir do
momento em que sua empresa começa a responder e a satisfazer a estas buscas,
quando elas são feitas, essa presença na “solução” destes problemas vai
fortalecendo este relacionamento e consequentemente, sua marca, sua identidade
e seu posicionamento neste mercado. É a construção da confiança do consumidor
no que você divulga e consequentemente, no seu trabalho, no seu produto ou
serviço.
Mídia de Performance –
Entenda o que é
E Contrate quem Entende
para Executar!
O planejamento bem estruturado vai auxiliar no sucesso do seu
negócio! É possível afirmar,
tranquilamente, que todo o negócio precisa de um bom trabalho de divulgação.
Com ele sua marca será conhecida, você vai melhorar suas vendas, criar uma
conexão com o seu público alvo, entre outros benefícios. Não sabe por onde
começar a sua estratégia? Fique tranqüilo! O planejamento de marketing digital
existe justamente pra isso, uma espécie de bússola a te guiar neste trabalho. Quem contrata uma campanha de marketing
digital tem acesso a todos os resultados. São métricas e relatórios que dão
informações precisas sobre o número de pessoas atingidas, por dia e horário. O profissional especialista
em mídias digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os
caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo
digital pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os
programadores, desenvolvedores e designers para pensar e executar um site
intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio.
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de Minas e Leste Paulista. Conte com a Agência Caravela!
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