Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

Será possível já explicar as tendências do mercado do marketing digital em 2020 e o que as empresas podem esperar? Bem, podemos dizer que sim e não. Sim, porque o sucesso de algumas estratégias já nos permite dizer que mesmo com a virada do ano, elas continuarão figurando entre as queridinhas da comunicação digital. E não porque em se tratando de comunicação online e marketing digital, muita coisa pode acontecer em 365 dias, inclusive, com o surgimento de novas formas de ação. Mas, pensando no que já conhecemos e temos visto deste cenário, seguem algumas dicas de tendências que devem permanecer pelos próximos meses.

 

Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

Google Meu Negócio e Marketplace entre as Principais Estratégias!

 

 

Ferramenta gratuita do Google, utilizada para divulgação de pequenas e médias iniciativas, especialmente para negócios locais, com garantia de excelente exposição nas respostas do buscador e com custo zero. Muito bom né!? Este é o Google Meu Negócio. Já estar em um marketplace é o mesmo que uma loja física estar em um shopping center: tem mais estrutura, tem diferentes atrativos e tem outras lojas concorrendo no mesmo espaço também. Já uma loja virtual pode ser comparada a uma loja física, localizada em uma rua da cidade. Estar em mais canais significa abranger mais públicos e isso sempre é interessante. Estar em vários pontos de venda é a recomendação. Escolher quais são estes pontos de venda ideais vai depender de fatores como público-alvo, objetivos, política de pagamento, entre outros. A melhor modalidade de marketplace depende do que você pretende alcançar ou, quem pretende alcançar. Diversificar canais na internet sempre é bem-vindo!

 

Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

A Voz do Consumidor Ganha mais Força!

 

As tão utilizadas buscas ganham um elemento a mais em 2020: a voz como instrumento para a pesquisa. Google e aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri figuram entre os preferidos. Essa tendência significa para as empresas, a necessidade de nova forma de otimização para as ferramentas de busca já que a  estrutura semântica é bastante diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Para não perder este novo público, é essencial adaptar a estratégia de SEO para este tipo de pesquisa. A novidade aqui para os brasileiros é que Google Home e Alexa, os dois principais assistentes digitais, agora já aceitam a língua portuguesa nas pesquisas, que antes eram restritas ao inglês. Por tudo isso, sem dúvidas, vem crescimento no uso desta ferramenta por aqui, pode apostar!

 

Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

O WhatsApp ainda mais Presente!

 

Ele chegou e transformou nossa forma de nos comunicar e de nos relacionar com as pessoas e com o mundo. A facilidade trazida por este aplicativo de mensagens instantâneas, mudou a maneira de usar o celular. Com recursos como o envio de fotos e vídeos, ele substituiu drasticamente o agora antigo SMS. Com a possibilidade de enviar áudios, diminuiu também o uso do celular para ligações. Ah, e por falar em ligações, ele também oferece esta funcionalidade, dando duas opções: ligações de áudio e ligações de áudio e de vídeo. Por tudo isso, o WhatsApp virou quase uma unanimidade. Muito difícil encontrar alguém que tenha celular e não tenha este app instalado. Se para pessoas físicas é um sucesso, para pessoas jurídicas não é diferente. Pensando nisso, foi criado também o WhatsApp para empresas, o chamado WhatsApp Business. Este WhatsApp corporativo pode ser baixado também nas plataformas Android ou IOS, de forma gratuita. Para muitos ele já substituiu o e-mail e agora figura como uma nova ferramenta de comunicação para fechar negócios e em breve será possível também pagar pelo WhatsApp, com o lançamento do WhatsApp Payment aqui no Brasil.

 

Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

Os Digitais Influencers Continuam em Alta!

 

Ganhar visibilidade e estreitar relacionamento com o público: as redes sociais são a ferramenta mais utilizada atualmente, para quem visa estes objetivos. São alternativas que compõem estratégias de uma ação de marketing digital, no sentido de ter uma comunicação online mais assertiva, de aumentar seguidores e de melhorar seu marketing nas redes. O engajamento já é uma resposta do público ao seu conteúdo: curtidas, comentários e compartilhamentos demonstram o engajamento com o que você postou. E dentro disso, os influenciadores digitais figuram como ferramentas importantes para trabalhar nichos de mercado e públicos específicos, com construção de uma narrativa, a transmissão de uma história, de sentimentos e valores. Uma tendência do marketing de influência esperada para 2020 é a ascensão dos chamados micro influenciadores, ou seja, digitais influencers com menos seguidores mas com grande poder sobre públicos mais específicos. Menos pode ser mais, essa é a expectativa!

 

Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

SEO e Marketing de Conteúdo Permanecem!

 

Relacionamento é tudo nos dias de hoje, quando pensamos em comunicação. O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor, pelo marketing de conteúdo, considerado o combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. E além disso, é importante lembrar que o marketing de conteúdo, além de satisfazer às buscas e ao rankeamento do Google, mais do que isso, traz materiais que conversam com os anseios do consumidor, com o que ele quer ler ou saber mais. A partir do momento em que sua empresa começa a responder e a satisfazer a estas buscas, quando elas são feitas, essa presença na “solução” destes problemas vai fortalecendo este relacionamento e consequentemente, sua marca, sua identidade e seu posicionamento neste mercado. É a construção da confiança do consumidor no que você divulga e consequentemente, no seu trabalho, no seu produto ou serviço. Uma sigla estratégica para este processo é SEO - Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank, uma forma de rankeamento deste material todo. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes e em posições diferentes. Conhecer as palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo. O SEO, pensando inicialmente para sites também é aplicável ao conteúdo das redes sociais, com mecanismo semelhante. O SEO nos permite saber sobre quais assuntos as pessoas estão pesquisando mais, de que maneira estão pesquisando mais e gerar assim, conteúdo para satisfazer a estas necessidades. Adwords é o sistema do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário). Tudo isso permanece em 2020.

 

Tendências do Marketing Digital – O que Esperar no Próximo Ano?

Com a Agência Caravela, é só Sucesso!

 

É evidente que todas as transformações, provocadas pela Internet, impactam também nas empresas. Entre as novidades, está a mudança na lógica de negócios, cada vez mais inclusiva, horizontal e social. São diversos paradoxos, especialmente para uma sociedade capitalista e entender estas mudanças é fundamental para continuar no mercado, se estabelecer, crescer. Da concepção, passando por design, conteúdo e pensando na experiência do usuário, temos um time completo, constantemente atualizado, para desenvolver, produzir e criar para você, sempre com a preocupação de compreender e atender aos anseios deste público 4.0. Com atendimento personalizado, nosso grande diferencial é oferecer em um só lugar, publicidade e propaganda, marketing digital com gestão de redes sociais, comunicação interna e desenvolvimento web e mobile. Muito prazer, somos a Agência Caravela, preparada para te atender em mais este novo ano. Venha ter um feliz ano novo com a gente!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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