Ele é uma estratégia cada vez mais utilizada por pequenas, médias
e grandes empresas. Marketing é derivado do inglês, market, que quer
dizer mercado. Explicando melhor: é o estudo e a avaliação de mercado que
permitem entender as diferentes formas como empresas e consumidores lidam nesta
relação de compra e venda. O marketing é o responsável por criar no imaginário
do público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas
por meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de
comunicação eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista,
além de materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com o
advento da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que
está sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para
citar alguns exemplos.
Como ter Sucesso com o Marketing Digital?
Se Relacionando com o Consumidor!
Ele
fortalece, gera confiança, engajamento, credibilidade. Relacionamento é tudo
nos dias de hoje, quando pensamos em comunicação. Dentro disso, existe uma
sigla estratégica para este processo. SEO é o Search Engine Optimization, em
português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que
têm como principal objetivo
tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando
palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor
posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento
para isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a
organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas
de busca, o posicionamento passou a
depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são
cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais
conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank, uma forma de rankeamento
deste material todo. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que
você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão
retornadas páginas diferentes e em posições diferentes. Conhecer as
palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é
fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo. O SEO,
pensando inicialmente para sites também é aplicável ao conteúdo das redes
sociais, com mecanismo semelhante. O SEO nos permite saber sobre quais assuntos
as pessoas estão pesquisando mais, de que maneira estão pesquisando mais e
gerar assim, conteúdo para satisfazer a estas necessidades.
Como ter Sucesso com o Marketing Digital?
Falando com o Seu Público!
Aquele banner no site que acessamos sempre, o e-mail
marketing na nossa caixa de entrada ou o remarketing nos fazendo lembrar
daquela oferta que vimos ontem mesmo mas que ficamos para decidir depois sobre:
tudo isso é marketing digital e as estratégias são inúmeras. Com a
democratização do acesso à internet, o aumento do e-commerce e esta mudança
toda no comportamento do consumidor que gerou a migração para o mercado online,
o marketing digital é comunicação cada vez mais utilizada para falar com este
novo e exigente público. Mas, como garantir a confiança do usuário em marketing
digital, seja ele o anunciante, seja ele o consumidor? A boa notícia é que isso
é possível sim, tornando o processo seguro e transparente para ambas as partes.
É importante saber que em marketing digital, nada é por acaso. Tudo é sondado,
calculável, mensurável. Daí é permitido afirmar que confiar no marketing
digital é uma questão matemática para quem contrata e de construção de
relacionamento com quem consome, com quem faz parte do seu público-alvo. É um
caminho a ser construído.
Como ter Sucesso com o Marketing Digital?
Com o Adwords ou Google Adwords!
Adwords é o sistema do Google onde empresas que
querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo
de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez
é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o
anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de
leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de
busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante
apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as
apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas
buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo
valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é
interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário).
Isso é marketing de conteúdo. Como já dissemos, o Google utiliza o
sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Baseado em
diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou
menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na
busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de
pagar links patrocinados, anunciar no Google e aparecer bem posicionado, mas
como um anúncio. Conteúdo original, de qualidade e constantemente atualizado,
utilizando as palavras-chave mais buscadas, contribuem para um bom rankeamento.
Como ter Sucesso com o Marketing Digital?
Com o Marketing de Conteúdo!
O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e
manter relacionamento com o seu consumidor. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser
encontrados e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez
mais difícil, especialmente na internet, um universo amplo e disputado. Temos
públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida,
respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O
caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda
tradicional vem perdendo credibilidade de forma gradual. Em meio a tanta
concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar,
mostrar que é diferente. É aí que entra o marketing de conteúdo, considerado o
combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que
buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras
posições, nas páginas de busca. Vale
para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Vamos
tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que
é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos
como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a
posição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que
existe a oportunidade de pagar links patrocinados e aparecer bem posicionado,
mas como um anúncio. Viu só quantas possibilidades?! E além disso, é importante
lembrar que o marketing de conteúdo, além de satisfazer às buscas e ao
rankeamento do Google, mais do que isso, traz materiais que conversam com os
anseios do consumidor, com o que ele quer ler ou saber mais. A partir do
momento em que sua empresa começa a responder e a satisfazer a estas buscas,
quando elas são feitas, essa presença na “solução” destes problemas vai
fortalecendo este relacionamento e consequentemente, sua marca, sua identidade
e seu posicionamento neste mercado. É a construção da confiança do consumidor
no que você divulga e consequentemente, no seu trabalho, no seu produto ou
serviço. Isso resume parte da tônica do o que é marketing digital ou web
marketing. O marketing de conteúdo gera autoridade para você, anunciante. SEO,
Adwords, Google: tudo interligado!
Como ter Sucesso com o Marketing Digital?
Com Acompanhamento e Análise dos Resultados!
Quem contrata uma campanha de marketing digital tem acesso
a todos os resultados. São métricas e relatórios que dão informações precisas
sobre o número de pessoas atingidas, por dia e horário. O perfil do público
pode ser definido antes mesmo da campanha, proporcionando ações feitas
diretamente para públicos-alvo, um
diferencial importantíssimo em relação ao marketing tradicional que tem
restrições para esta assertividade. Além disso, o investimento em marketing
digital pode ser diário, baseado nestas mensurações e nas respostas do mercado.
Ferramenta flexível, o marketing digital disponibiliza diversas estratégias,
para pequenas, médias e grandes empresas, com garantia de confiança.
Como ter Sucesso com o Marketing Digital?
Com a Agência Caravela, claro!
A comunicação digital oferece diversas
possibilidades para a comunicação da sua empresa: anunciar no Google, anunciar
na internet, vender online, enfim, tudo isso é possível neste ambiente! Entre
as ferramentas, também estão desenvolver site e gerir redes sociais. Para ter
sucesso é fundamental contar com uma empresa de marketing para consultoria
profissional. Pesquisa de mercado, elaboração de plano de marketing,
planejamento de comunicação, execução de estratégias e mensuração de
resultados: tudo isso faz parte de um suporte que vai trazer ainda mais
segurança e confiança para o seu investimento em marketing digital. Conte com a
experiência de uma empresa de comunicação completa, uma agência digital com atendimento personalizado, rápido e adequado
a sua necessidade! Invista em marketing digital e desfrute dos melhores
resultados! Vem pra Caravela, vem!
Serviço:
Agência Caravela
Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poços
de Caldas (MG)
Telefone: (35) 3722-2350
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